Sobre nós

As Cerâmicas Muriqui

As peças de cerâmica Muriqui são artefatos resultantes do trabalho com o barro modelado e queimado duplamente. Tomamos terra, água, ar e fogo. Transmutamos estes quatro elementos e criamos peças que transformam experiências cotidianas em extraordinárias. 

Os efeitos visuais e tácteis alcançados pela nossa queima artesanal em alta temperatura são diversos, mas uma coisa é certa: sua peça de cerâmica Muriqui será sempre única e irrepetível.

Conceito

Identidade das peças: a ação do tempo e das forças

Nosso caráter é investigativo e cíclico. A cada abertura de forno, o ciclo se reinicia com a graça e irreverência inerentes aos ciclos da natureza.

Transformar argila em cerâmica é um processo que exige comprometimento, repetição e observação. Um trabalho que acontece em fina sintonia com o barro flertando com seus limites e potencialidades quando encontra o fogo.

Para chegar a tal resultado, selecionamos o barro, desenvolvemos os nossos próprios esmaltes crus a partir de minérios e óxidos e executamos disciplinadamente uma queima de alta temperatura (cone 10) a gás em atmosfera de redução de oxigênio. Esta composição que une técnica e poética potencializa tons, texturas e efeitos bastante identitários. Interagir com as forças da natureza e seus elementos, no devido tempo e grau de intensidade, seja durante a queima, secagem das peças, colagem, modelagem ou concepção, são a nossa grande virtude. O conjunto da obra traz simplicidade, imperfeição, organicidade, textura e acabamentos naturais.

Nossas Origens

Raízes do Brasil na Cerâmica

O atelier Muriqui nasceu em 2005 depois da expedição “Saberes do Brasil”, que eu, Gisele Gandolfi, fiz pelos quatro cantos do país junto com a chef Ana Luiza Trajano. Durante longas viagens pelo país, enriqueci meu repertório de referências: por cada mercado e restaurante que passava, ou casa que dormia, notava atentamente os utensílios de cozinha e costumes regionais.

Eu observava como as cabaças que faziam as vezes de cumbucas e copos em Acopiara, no Ceará, usava as mãos para memorizar a experiência de utilizar as cuias de tacacá em Belém do Pará e examinava as tramas das cestarias Yanomamis que acomodavam frutas típicas.

Foi assim que homenagear objetos do cotidiano popular e transformá-los em peças autorais se tornou um dos pilares do Atelier Muriqui. “Se alguma coisa fica esquecida no tempo, ela vira folclore, mas se ela se renova, se mantém viva”.  Um dos nossos clássicos, o azeiteiro, foi inspirado em um candeeiro, por exemplo.

Inspirações que se põe a mesa:

Costumes e utensílios nacionais, formas orgânicas da natureza.

A organicidade das peças de cerâmica Muriqui nos convidam a sair das experiências automáticas do cotidiano e devolvem ao utilitário o seu magnetismo.​ 

Fomos um dos pioneiros na especialização de utilitários de cerâmica para a gastronomia, desde o início atendendo às demandas de chefs com peças concebidas a quatro mãos para a experiência gastronômica contar uma história específica dentro do conceito de sua culinária. Para o extinto restaurante Brasil A Gosto, por exemplo, criamos uma marmita com base na clássica de latão dos bóias frias. 

Parte do nosso portfólio é consequência ainda da observação do design simples e orgânico das formas da natureza, como a aperetiveira em formato de abóbora e a tigela de cacau, para citar alguns clássicos.

Consciência

Melhor uso dos recursos para resultados admiráveis.

No Atelier Muriqui buscamos viver e produzir de forma cada vez mais consciente. Utilizamos somente a argila nacional de fornecedores próximos. 

Para preparar os esmaltes, preferimos minerais majoritariamente nacionais, com poucas exceções, como é o caso do Cobalto, que resulta em tons de azuis e verdes que não encontramos em outros óxidos.

Trabalhamos com uma equipe enxuta, bastante consciente do processo como um todo e com profundidade de conhecimento em cada uma das etapas. 

Desde a seleção dos fornecedores às embalagens reutilizadas, de quem recicla o barro ou faz o manuseio das entregas, existe o princípio do melhor aproveitamento dos recursos físicos, humanos e energéticos para chegarmos aos melhores resultados.